O que dizer de Ilha Grande? Bom.. há muito tempo queria conhecer a ilha, que fica muito próxima ao Rio e mesmo assim eu nunca tinha ido. Aproveitei um pedacinho das férias para dar uma visitada rápida. Foram 3 dias (2 noites). Não acho que foi o suficiente, mas pelo menos já tenho uma boa ideia da ilha, e voltei com a certeza de que quero retorr lá!
Antes de tudo: Ilha Grande não é nada luxuoso… a Vila de Abraão é bem simples, mas deliciosa. Foram dias de relax total sabe? Não tem carros circulando (exceto polícia, bombeiro e ambulância), você só chega na Ilha de barco e você conhece a Vila toda a pé. Fiz o translado para Ilha Grande com empresa Objetiva. Atente para a embarcação que é fechada com lonas nas laterais para não chegar todo molhado. Sente-se atrás e vá com um casaco, pois o vento principalmente à noite é bem gelado.
Ilha grande tem uma pegada mais de aventura com muitas trilhas e praias. Tem trilhas fáceis e difíceis. Fiz uma de cada… uma levou meia hora e a outra 3 horas (isso porque voltei de barco). Mas aí vai do que você quer. Se tiver uma graninha sobrando dá para fazer vários passeios espetaculares sem derramar uma gota de suor rs…
Dei sorte por ter ido em baixa temporada. Estava tudo mais vazio e barato. A Vila de Abraão não é grande, ou seja, deve ficar meio desconfortável com um monte de gente.
Quanto aos passeios de barco em Ilha Grande: super vale a pena! Queria ter feito todos, mas são meio carinhos. São várias agências oferecendo, mas cobram quase o mesmo preço. Vale dar uma perguntada em pelo menos 3 só para ter certeza de que não consegue um desconto e para conhecer melhor as opções. Optei pelo passeio que dá meia volta na Ilha.
DIA 1
Saí de carro do Rio de Janeiro e estacionei em Conceição de Jacareí (20 reais a diária). De lá peguei um barco da Objetiva (60 reais ida e volta) que leva de 15 a 20 minutos para atravessar e tem várias opções de horário. Há outras formas de chegar, como por exemplo Angra e Mangaratiba. Escolhi Conceição de Jacareí porque essa era a maneira mais rápida e confortável, apesar de um pouco mais cara.
Fiquei na Pousada Cantinho da Ilha, localizada na Rua Getúlio Vargas. Local muito tranquilo!!! A entrada da pousada está destinada a área para os viajantes que desejam acampar. O quarto possuía uma cama de casal, um beliche, ventilador, ar condicionado e banheiro. Fora do quarto, na sacada de madeira, havia um varal de chão pra utilizar, o que era bem útil para secar as roupas de banho.
A pousada também não dispunha de café da manhã. Outro fator foi a ausência de gerador, o que pode ser extremamente necessário em alta temporada, uma vez que a rede da Ilha não suporta muita gente, mas se você vai viajar em baixa temporada não é tão necessário. Reservei pelo Booking e deu tudo certo. Você também pode fazer sua reserva também pelo Airbnb (há várias opções bem em conta).



A noite a Ilha é bem tranquila. Comi uma pizza no restaurante bem gostoso chamado Jorge Grego, o qual tinha mesinhas na areia com uma luminária de vela num cesto e música ao vivo. Vale a pena dar uma uma andadas para conhecer, pois há muitos bares e restaurantes.

DIA 2
No segundo dia fui conhecer Palmas, Pouso e Lopes Mendes. O início da trilha é pro lado esquerdo da Ilha (visão mar-terra). Você pode caminhar pela areia o tempo todo ou seguir a Rua Getúlio Vargas até o final, a qual levará você de volta para praia e você andará um curto caminho pela areia até começar a trilha.
As trilhas são bem sinalizadas e possuem um caminho bem aberto. São raros os trechos que você vai encontrar a “mata fechada”. A trilha até Palmas durou quase 1 hora. A trilha tem dificuldade de média pra difícil devido a muitos trechos serem uma subida ou descida bem íngreme.
No final desta trilha há uma barraca vendendo por 20 reais o retorno via táxi boat de Pouso a Abraão (15 a 20 minutos), isto é, se você não quiser fazer o percurso de volta todo a pé. Por sugestão para a segurança, o regresso na trilha de Lopes Mendes a Abraão deve ser iniciado até às 15h , pois assim você conseguirá fazer todo o percurso com luz natural, evitando assim qualquer perrengue.
Por que não tem táxi boat de Lopes Mendes a Pouso? Devido ao mar aberto e as ondas, as embarcações não conseguem fazer este trajeto (mas ele só leva 25 minutinhos).
Caso você tenha intenção de retornar de táxi boat é bom já adquirir com antecedência, pois os horários são fixos e limitados por passageiros. Além do fato de que na hora fica mais caro.

Continuando a trilha segui pela praia de Palmas com destino a Pouso. Na praia há também pessoas vendendo o ticket para retorno conforme já expliquei, bem como há um barzinho para tomar uma bebida ou fazer um belisquete.
A trilha de Palmas a Pouso demorou 45 minutos com uma dificuldade média no percurso todo, porém o início da trilha é uma parte bem íngreme (caí de bunda duas vezes durante o percurso…). Em Pouso há apenas um barzinho que parei para almoçar (único lugar durante todo o percurso) e ir ao banheiro. O prato feito saiu por 25 reais e a água foi 5 reais. Lembrando que o pagamento é apenas no dinheiro.




DIA 3
Passeio à Lagoa Azul, Lagoa Verde e outras. Antes de iniciar o passeio vi uma moça alugando a câmera Go Pro com gravação em DVD. Vale muita pena, pois as fotos subaquáticas ficam excelentes e não corre o risco de colocar o celular naquelas bolsinhas “impermeáveis”.
DICAS para Ilha Grande!!!
Se você procura bebida “barata” vá ao Armazem Beer, localizado na Rua Getúlio Vargas ou na alameda principal em frente ao guichê de informações turísticas, sendo ideal para comprar água, guatorade, cerveja e biscoitos.
A Padaria Pães e Cia é um excelente local para tomar café da manhã (tem a opção a quilo) e fazer lanches, ou até mesmo comer uma pizza.
Leve dinheiro em espécie, pois muitos lugares não aceitam cartão de crédito ou débito ou o sinal é péssimo.
Vá consciente que você vai gastar um pouquinho a mais ao fazer compras em mercadinho, farmácias, sacolão e restaurante, pois tudo que chega na Ilha é via transporte marítimo, o que encarece o custo de qualquer produto.
ARRUMANDO AS MALAS PARA ILHA GRANDE
Não esqueça de levar: repelente, protetor solar, roupas leves, tênis, chinelo, saco estanque, celular e carregador, máquina digital a prova d’agua, biscoitos, barras de cereal e proteína, lanterna, pilha, remédios básicos, camelback ou garrafa e uma mochila média/grande confortável.
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida deixe nos comentários ou falem conosco.